Após investigação da PF, prefeito de Sorocaba é afastado e diz ser alvo de perseguição


O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado nesta quinta-feira (6) do cargo. A decisão da Justiça eleitoral segue pedido da polícia federal (PF), que o investiga por corrupção.

Em nota, a prefeitura da cidade informou que o vice-prefeito, Fernando Martins Neto assumiu o cargo "até que fatos sejam esclarecidos". O município ainda manifestou seu compromisso "com as decisões judiciais".

Manga é conhecido por ser “prefeito Tiktoker” e é alvo da operação “Copia e Cola” da PF, que investiga um suposto esquema de desvios na Saúde por meio de uma Organização Social (OS). Ele foi comunicado da decisão enquanto estava em Brasília (DF) e imediatamente gravou um vídeo para comentar.

“Fui afastado hoje, vocês acreditam? Bem que me falaram que eu estava aparecendo demais”, disse. Ele afirmou em abril pretende ser candidato a presidente nas eleições de 2026 e deve reforçar a pré-campanha depois que policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão em sua residência, no interior do estado paulista.

"Vem morar em Sorocaba"
Manga tem mais de 6 milhões de seguidores nas redes sociais, sendo 3 milhões no TIkTok e 2,9 milhões no Instagram. Ele é conhecido pelo bordão "vem morar em Sorocaba".

Em entrevista à Gazeta do Povo, Manga afirmou que passou a “incomodar o sistema” e que é uma vítima de retaliação depois que se lançou pré-candidato à Presidência da República.

Manga ironizou a operação de busca e apreensão da PF, em abril, dizendo que só teriam encontrado um bolo de cenoura, Nutella e o boneco de Pokemon do filho.

Gazeta do Povo
Postagem Anterior Próxima Postagem