O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, deverá ser reaberto ao público nos próximos dez dias. A informação foi confirmada, nesta quarta-feira (3), pelo secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira.
Ele ainda anunciou a vinda do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e do presidente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA), Marçal Cavalcante, para uma vistoria no local.
Nesta manhã, foi realizada uma reunião para discutir uma nova regulamentação que o Ibama preparou. De acordo com o secretário, as medidas pretendem aprimorar o funcionamento de zoológicos em todo o país.
“Teremos a visita do presidente do Ibama e toda a equipe técnica para atestar as condições do funcionamento do nosso parque. A Bica atende todas as exigências técnicas de funcionamento do zoológico e assim a gente quer trabalhar com a transparência, publicidade e parceria com esses órgãos. Por fim, firmar um acordo de cooperação técnica com o Ibama a fim de trabalhar no controle da biodiversidade de outras espécies nativas da nossa fauna”, declarou.
A reabertura do parque ocorre dias após a morte do jovem Gerson de Melo Machado, de 19 anos, que invadiu a jaula de uma leoa no último domingo (30). O episódio gerou uma série de reuniões entre a prefeitura e órgãos ambientais.
Após esse caso, algumas medidas foram aprovadas para reforçar a segurança como: placas de sinalização, anteparos de proteção, cercas elétricas, instalação de câmeras de monitoramento com reconhecimento facial e inteligência artificial, rotinas administrativas controladas, controle de acesso dos usuáriose fechamento dos pontos de vulnerabilidade .
MaisPB
