Mais de 5 toneladas de peixes mortos são retiradas do Açude Velho, em Campina Grande


A Prefeitura de Campina Grande informou, nesta segunda-feira (12), que mais de cinco toneladas de peixes mortos foram retirados do Açude Velho, um dos principais cartões-postais do município. No último final de semana, vídeos circularam nas redes sociais mostrando a mudança na coloração da água e os animais boiando, com relatos de mau cheiro no local.

A gestão municipal realizou hoje uma reunião com representantes das secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Obras (Secob), Planejamento (Seplan), Saúde e Educação para discutir as medidas emergenciais.

De acordo com a prefeitura, mais de 60 servidores da Sesuma participaram da retirada dos peixes, além do início do processo de oxigenação da água e limpeza da lâmina superficial do reservatório.

“Nossa prioridade foi retirar os peixes, fazer a limpeza da área e iniciar a aeração da água, promovendo a movimentação necessária para melhorar a oxigenação do Açude Velho. Esse trabalho continua sendo intensificado”, afirmou Dorgival Vilar, secretário da Sesuma.

A Sesuma informou que o fenômeno observado no Açude Velho está relacionado ao processo de eutrofização, caracterizado pelo excesso de nutrientes como nitrogênio e fósforo na água. Esse desequilíbrio favorece a proliferação de algas e micro-organismos que, ao se decompor, consomem grande parte do oxigênio dissolvido, provocando alterações na coloração da água, mau odor e, em situações mais críticas, a morte de peixes, especialmente em períodos de calor intenso e baixa circulação hídrica.

Paraíba Já

Postagem Anterior Próxima Postagem