Em greve há 38 dias, os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) irão realizar nesta quinta-feira (30), na Capital, na Praça João Pessoa, um ato público de protesto cobrando do Governo do Estado e da Reitoria da instituição negociações efetivas para encerrar a paralisação.
A manifestação terá a participação do grupo Farpas e de outros coletivos culturais e deve começar a partir das 9h.
Os docentes afirmam que o Governo não tem avançado na pauta de reivindicações apresentada pela categoria. Nenhuma proposta foi apresentada para suprir o déficit salarial acumulado desde 2019, de 22%; nem ampliar os repasses para a instituição - um dos motivos da greve é o possível descumprimento da Lei de Autonomia Financeira da UEPB.
A gestão estadual apresentou, até agora, uma proposta quanto às progressões dos professores, que acumulam R$ 75 milhões. O Governo quer um deságio de 40% na dívida e um parcelamento em 30 parcelas do restante. A proposta é rejeitada pela categoria.
Na semana passada, o Comando de Greve solicitou uma reunião com o governador em exercício, Lucas Ribeiro, mas não recebeu resposta.
No início do mês o movimento chegou a realizar uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado. Apenas a deputada Cida Ramos (PT), autora do pedido, participou das discussões.
Jornal da Paraíba
