Após quase 40 dias de greve, professores da UEPB farão protesto por negociação com Governo


Em greve há 38 dias, os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) irão realizar nesta quinta-feira (30), na Capital, na Praça João Pessoa, um ato público de protesto cobrando do Governo do Estado e da Reitoria da instituição negociações efetivas para encerrar a paralisação.

A manifestação terá a participação do grupo Farpas e de outros coletivos culturais e deve começar a partir das 9h.

Os docentes afirmam que o Governo não tem avançado na pauta de reivindicações apresentada pela categoria. Nenhuma proposta foi apresentada para suprir o déficit salarial acumulado desde 2019, de 22%; nem ampliar os repasses para a instituição - um dos motivos da greve é o possível descumprimento da Lei de Autonomia Financeira da UEPB.

A gestão estadual apresentou, até agora, uma proposta quanto às progressões dos professores, que acumulam R$ 75 milhões. O Governo quer um deságio de 40% na dívida e um parcelamento em 30 parcelas do restante. A proposta é rejeitada pela categoria.

Na semana passada, o Comando de Greve solicitou uma reunião com o governador em exercício, Lucas Ribeiro, mas não recebeu resposta.

No início do mês o movimento chegou a realizar uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado. Apenas a deputada Cida Ramos (PT), autora do pedido, participou das discussões.

Jornal da Paraíba
Postagem Anterior Próxima Postagem