Professores da UEPB chegam a acordo e encerram greve após mais de 60 dias


Depois de mais de dois meses de paralisação, os professores da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (Aduepb) decidiram pelo fim da greve. O movimento ocorria desde o dia 22 de setembro.

A decisão pelo fim da greve foi tomada depois da aprovação da nova proposta feita pelo Governo do Estado, resultado da reunião da mesa tripartite do dia 2 de dezembro. A assembleia de hoje estava prevista para a próxima terça e foi antecipada depois do envio da proposta.

Na nova proposta, aprovada pela assembleia, o deságio de 40% no pagamento do retroativo das progressões de carreira foi mantido, com o parcelamento do restante do valor em 20 vezes.

Além disso, o Governo também garantiu a realização de um concurso público para o segundo semestre de 2026, que era uma das reinvindicações do comando de greve. A manutenção da mesa tripartite permanente também está na proposta.

O retorno das aulas nos oito campi da UEPB depende da reorganização do calendário acadêmico, que deve ser aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição.

Jornal da Paraíba
Postagem Anterior Próxima Postagem